Identificação do Projecto
Título: Codificação, Análise e Prevenção de Acidentes de Trabalho
Referência: PTDC/SDE/71193/2006
Entidade Financiadora: FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Duração: 36 meses, com início em Outubro 2007
Instituição Promotora (coordenação): CIS – Centro de Investigação e Intervenção Social, ISCTE-IUL – Instituto Universitário de Lisboa, Lisboa.
Instituição Participante: CENTEC - Centro de Engenharia e Tecnologia Naval e Oceânica, IST - Instituto Superior Técnico, Lisboa.
Antecedentes: este projecto dá continuidade a dois projectos anteriores das mesmas instituições:
- Impactos dos acidentes de trabalho: Valências ao nível Social, Organizacional e Individual (PIQS/PSI/50700/2003)
- Causalidade e tipologia dos acidentes (PIQS/SOC/50062/2003)
Resumo
Este projecto tem como objectivo aumentar a eficácia na forma como os acidentes de trabalho são usados para melhorar a prevenção e aprendizagem organizacional da segurança. O processamento da informação desenvolve-se hierarquicamente através de um ciclo de diferentes actividades como a recolha inicial de informação, a sua codificação e interpretação (muitas vezes recorrendo a sistemas de classificação predefinidos), a análise dos dados agregados, e por último, a forma como esta informação é usada para aprender as lições correctas e desenvolver estratégias de prevenção.
A qualidade da informação resultante, em termos da sua abrangência e fidelidade, irá depender de diversos factores: a profundidade do processo de investigação, a experiência do investigador, a forma como as questões são colocadas, a interpretação pessoal da vítima, a maneira como outras pessoas interpretam e codificam os dados, a forma como os dados são analisados, as práticas habituais em termos da comunicação de feedback e a maneira como a informação sobre o acidente é usada para introduzir melhorias. Esta variabilidade vai influenciar o design das estratégias de prevenção quer ao nível organizacional quer ao nível nacional.
No entanto, grande parte dos estudos realizados em segurança ocupacional assume que os dados disponíveis sobre acidentes de trabalho são precisos e fiáveis, podendo ser utilizados para retirar conclusões válidas e adequadas. A questão a colocar é em que medida esta assumpção é válida. Este projecto foi concebido de forma a contribuir para dar resposta a esta questão chave e produzir guiões de boas práticas nesse sentido.
|