O ensino em Engenharia Naval e Oceânica reflete a qualidade da investigação científica realizada no CENTEC e do desenvolvimento tecnológico do Técnico, Universidade de Lisboa, reconhecida internacionalmente como uma escola líder nesta área.

Os docentes do CENTEC dão formação em Engenharia e Arquitectura Naval organizada em três ciclos de estudos.

O primeiro ciclo de estudos, com a duração de três anos, confere o grau de Licenciado em Ciências de Engenharia Naval e Oceânica, tendo por objectivo dotar os alunos de uma sólida formação em matemática e física, em informática e gestão, e em ciências de engenharia, nos domínios da mecânica aplicada, termodinâmica, mecânica dos sólidos e estrutural, mecânica dos fluidos, sistemas e controlo, e em engenharia naval e oceânica e arquitectura naval, que lhes permita prosseguir estudos mais avançados de segundo ciclo.

A formação avançada nas áreas de especialização da Engenharia Naval e Oceânica constitui o objecto do 2º ciclo de estudos com duração de dois anos, o qual confere o grau de Mestre em Engenharia Naval e Oceânica. Este nível de formação é o considerado necessário para o desempenho da profissão de Engenheiro Naval e Oceânico, de acordo com os níveis de qualificação exigidos pela Ordem dos Engenheiros. Neste segundo ciclo de estudos são cobertos em detalhe um conjunto de aspectos necessários ao desempenho da profissão de Engenheiro Naval e Oceânico, nomeadamente o transporte marítimo, análise de estruturas navais, dinâmica e hidrodinâmica de navios, máquinas marítimas, projeto de navios, tecnologia de construção naval, organização de estaleiro e plataformas oceânicas e sistemas de produção flutuantes e submarinos.

Os docentes do CENTEC participam ainda na formação avançada com os Diplomas de Estudos Avançados (DEA), Diplomas de Formação Avançada (DFA) e o programa de Doutoramento em Engenharia Naval.