Onde posso Estudar Engenharia e Arquitectura Naval?
A Licenciatura Bolonha em Engenharia e Arquitectura Naval e o Mestrado em Engenharia e Arquitectura Naval são ministrados no Instituto Superior Técnico (IST) que é o único pólo universitário desta área existente no país. Hoje, o IST é a maior Escola de Engenharia em Portugal, sendo responsável pela formação de uma parte importante dos engenheiros do País. Dispõe de uma grande capacidade de formação, investigação e desenvolvimento em múltiplas áreas, articulando-se em 10 Departamentos, responsáveis por cerca de 20 licenciaturas.

A Licenciatura e o Mestrado em Engenharia e Arquitectura Naval são reconhecidos pela Ordem dos Engenheiros?
Sim. A Ordem dos Engenheiros reconhece profissionalmente as Licenciaturas e os Mestrados em Engenharia, os quais são no entanto acreditados pela agência governamental A3ES. A Licenciatura em Engenharia Naval foi, desde a sua criação, reconhecida pela Ordem do Engenheiros, o mesmo sucedendo agora com a Licenciatura e Mestrado em Engenharia e Arquitectura Naval, os quais permitem o ingresso no Colégio de Engenharia Naval da Ordem dos Engenheiros (graus de qualificação E1 e E2).

Qual é a nota mínima de acesso na Licenciatura em Engenharia e Arquitectura Naval?
As notas mínimas de acesso em Engenharia e Arquitectura Naval são as estabelecidas pelo IST:
• classificação mínima de 100 em cada uma das provas de ingresso (exames nacionais do ensino secundário),
• classificação mínima de 120 na nota de candidatura.
Depois, e para cada curso do IST, a nota mínima de acesso depende do número de vagas disponíveis, tendo sido, para Engenharia e Arquitectura Naval, de 157 no ano lectivo 2015/2016.

Onde é que posso obter mais informações sobre o acesso ao Ensino Superior?
Se quiseres saber mais sobre inscrições, datas de provas e outras informações relevantes para te candidatares, consulta o site do Ministério da Ciência e do Ensino Superior – Acesso ao ensino superior.

Quantos anos tenho de estudar para ser Engenheiro Naval?
O plano de estudos que permite exercer a profissão de Engenheiro Naval sem restrições tem a duração de 5 anos, incluindo a Licenciatura Bolonha em Engenharia e Arquitectura Naval e o Mestrado em Engenharia e Arquitectura Naval. Como tal, este é o tempo necessário para ser Engenheiro Naval.

Posso ir estudar para o estrangeiro? E para onde?
Sim, é possível estudar no estrangeiro através de:
• programa europeu ERASMUS,
• programas BEST;
• programas de grau duplo com a Universidade Federal do Rio de Janeiro e com a Universidade de São Paulo.

Vou ganhar muito dinheiro?
As actividades profissionais no domínio da Eng. Naval são de uma forma geral pagas, em Portugal e na União Europeia, ao mesmo nível das outras engenharias.

Posso projectar iates, veleiros e outros navios de recreio?
A formação ministrada no Mestrado em Engenharia Naval é genericamente adequada para o projecto e construção de qualquer veículo ou plataforma flutuante. As especificidades de projecto como, por exemplo, o da construção de veleiros, têm sido desenvolvidos em cadeiras do último ano através da realização de trabalhos desenvolvidos especificamente nessas áreas.

Quais são as saídas profissionais do Engenheiro Naval?
Em consequência de haver só uma Licenciatura e Mestrado desta especialidade no país, os recém-formados em Engenharia e Arquitectura Naval têm tido sempre uma grande procura por parte das entidades empregadoras.
Podem optar por empregar-se num Estaleiro de Construção ou Reparação Naval, trabalhar para Armadores das Marinhas de Comércio e Pesca, em Sociedades de Classificação de Navios ou em outras empresas de inspecção e certificação.
Ser-lhes-á igualmente possível enveredar pela Consultadoria e Projecto Naval, Inspecção e Fiscalização de Navios, Administração de Portos, Operação Portuária e até mesmo em Companhias de Seguros. Há ainda um conjunto importante de funções em organismos de Estado ligados às actividades do Mar e transporte marítimo e da Indústria e Energia que são particularmente adequados ao Engenheiro Naval.
Os Engenheiros Navais formados no IST têm ainda encontrado, em anos recentes, grande aceitação junto de entidades empregadoras diversas em vários países europeus.
Como alternativa a estas actividades, os mestres em Engenharia Naval podem ainda seguir a carreira académica como docentes ou investigadores.

É possivel realizar pós-graduações em Engenharia Naval?
Sim. Para quem queira dedicar-se à carreira académica ou simplesmente uma especialização aprofundada que o coloque em melhor posição no mercado de trabalho, o Centro de Engenharia e Tecnologia Naval e Oceânica (CENTEC) proporciona também ensino de pós-graduação no IST, em programas de doutoramento ou diploma de formação avançada, ou em colaboração com universidades estrangeiras de grande reputação nesta área.

Como posso obter mais informação relacionada com a Licenciatura em Engenharia e Arquitectura Naval?
Para obter mais informações sobre esta Licenciatura os interessados deverão contactar:
Instituto Superior Técnico
Secretariado do Centro de Engenharia e Tecnologia Naval e Oceânica, Pavilhão Central, 1º andar.
Telefone: 218417468, Fax: 218474015 ou E-Mail: centec@centec.tecnico.ulisboa.pt